EDITAL ENEM 2018 → Veja para que serve e o conteúdo da prova!

Através do edital Enem 2018, o candidato vai consultar todas as informações importantes sobre esse exame. Esse documento não pode deixar de ser conferido por parte de quem pretende participar do processo, sendo assim, indicamos a leitura do mesmo. Ele é disponibilizado assim que o processo abre e no site oficial é possível consultar.

Todas as informações que o candidato precisa saber sobre o ENEM estarão disponíveis no edital Enem. Esse documento traz as informações sobre a data de abertura e encerramento das inscrições do Enem, demais datas para os demais procedimentos e etapas, os critérios para seleção, as informações sobre como solicitar a isenção da taxa, entre várias outras informações.

Entenda o que é o Enem 2018

Entender o funcionamento do Enem é muito importante e isso vai permitir até mesmo que você se prepare corretamente para a prova e tenha um bom resultado, o que é o objetivo de todos os envolvidos. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é de iniciativa do Governo Federal junto com o Ministério da Educação (MEC).

Edital Enem 2018

Ele ocorre apenas uma vez por ano e tem datas específicas para abrir e encerrar as inscrições e também para aplicar a primeira e a segunda etapa da prova Enem. Tudo isso é divulgado com antecedência para que o candidato tenha tempo e disponibilidade para se preparar e conquistar bons resultados.

Abaixo sintetizamos as principais informações envolvendo o Enem 2018, entenda melhor o funcionamento dele:


Info 01. Exame aplicado uma vez por ano;


Info 02. As inscrições abrem no primeiro semestre, normalmente, no mês de maio;


Info 03. As provas são aplicadas no segundo semestre, normalmente, no mês de novembro;


Info 04. As provas são aplicadas em 2 dias, serão dois finais de semana;


Info 05. A redação tem um peso muito importante na nota final do candidato;


Info 06. É possível solicitar a isenção da taxa de inscrição, desde que o candidato preenche os requisitos necessários.


Todas essas informações disponibilizadas acima são de suma importância para o conhecimento de quem vai participar do processo seletivo. Fique de olho e não deixe de conferir as informações completas através do edital.

Edital Enem 2018

Edital Enem 2018O edital Enem 2018 é um documento oficial que vai conter todas as informações que o candidato precisa saber. A leitura dele é indispensável, somente assim para entendermos quais serão os critérios de seleção, quando as inscrições serão abertas, quando as inscrições serão encerradas, quando o resultado final será publicado, entre vários outros detalhes envolvendo o procedimento do exame.

Através do site oficial do Enem é que poderemos consultar esse edital. Ele fica aberto para todos poderem acessar e as informações divulgadas são de suma importância. Não deixe de estar verificando, principalmente se você tem interesse em estar concorrendo a uma vaga nesse processo. A nota do Enem é muito importante e poderá ser usada em vários programas educacionais.

Conteúdo cobrado na Prova do Enem

Edital Enem 2018Em relação aos conteúdos cobrados na prova Enem, é muito importante que o candidato tenha conhecimento sobre quais são eles para que ele possa se preparar de forma adequada.

Os conteúdos são extensos e por isso que é fundamental que o candidato comece a estudar com meses ou até mesmo antes do exame ser aplicado, isso vai garantir a ele uma bagagem de conhecimento maior, o que contribuirá para um resultado melhor.

Abaixo colocamos alguns exemplos de conteúdos da prova Enem 2018 para que você tenha conhecimento sobre o que está sendo cobrado:

  • História: Idade contemporânea, Brasil colônia, brasil Império e história política;
  • Geografia: Geografia agrária, meio ambiente, geopolítica;
  • Filosofia: Ética e justiça, filosofia moderna, filosofia antiga;
  • Sociologia: Ideologia, cultura e indústria cultural, movimentos socialistas;
  • Linguagens: Interpretação de texto, gênero textual, gramática e semântica;
  • Física: Mecânica, eletricidade e energia, termologia;
  • Química: Química geral, química orgânica e energia;
  • Biologia: Citologia, fundamentos da ecologia, biomas e genética;
  • Matemática: Aritmética, porcentagem, estatística e probabilidade.

Conforme mencionado anteriormente, os conteúdos destacados no edital Enem 2018 são extensos e por isso que requer uma preparação com bastante antecedência. A bagagem e a qualidade de ensino que o aluno tem durante o ensino médio, por exemplo, são decisivas para que ele tenha um excelente resultado Enem.

Existem muitos casos de alunos que conseguem aprovações somente estudando durante o ensino médio, mas tem muitos casos também de alunos que acabam realizando um curso preparatório após o término desse ensino. Fica a critério de cada um e cabe a cada candidato estar analisando as suas dificuldades e as matérias que ele precisa melhorar.

O importante é que você estude, consulte o edital Enem 2018 e tenha uma boa bagagem de conhecimento para conquistar os seus resultados. A nota do Enem poderá ser usada para programas como o ProUni, SisuTec, FIES e muitos outros. Dependendo dos seus objetivos, vale você se dedicar bastante para isso.

Deixe um Comentário